Notícias

Voltar as Notícias

Cerâmica: material 100% reciclável

Um dos grandes desafios da sustentabilidade nas grandes cidades é, sem dúvida, a reciclagem dos resíduos da construção. Estima-se que mais da metade do lixo urbano das grandes cidades é representado pelo entulho.

Muitos desses materiais não contam com tecnologia adequada para sua reciclagem. Os restos de concreto e argamassa, por exemplo, são de difícil processamento. Ao mesmo tempo, a cerâmica é um material que, potencialmente, pode ser 100% reciclado, inclusive na própria produção dos produtos cerâmicos.

Nesse sentido, a cerâmica é uma solução construtiva que em muito facilita o atendimento das exigências de destinação dos resíduos da construção, estabelecidas pela Resolução 307 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

A resolução classifica os resíduos da construção como reutilizáveis ou recicláveis (A); recicláveis para outras destinações (B); não recicláveis/recuperáveis (C) e resíduos perigosos (D). Para cada classificação é estabelecida uma gestão e destinação dos materiais.

É um tema complexo que afeta diretamente qualquer projeto habitacional que leve em conta a sustentabilidade dos projetos habitacionais.

Cerâmica Guarezi FECHAR